1) Leia e respeite as regras do fórum antes de começar as atividades.

Isso é muito importante para os novos membros que se ingressam na comunidade. Cada fórum possui suas próprias regras, geralmente relacionadas ao comportamento dos usuários e aos conteúdos publicados. Seguir essas regras evita que você seja alertado ou “banido” da comunidade.

2) Não poste tópicos com todas as letras em maiúsculas.

Seja natural e escreva os tópicos de forma correta, colocando em maiúscula somente a primeira letra da frase. Escrever tudo em maiúsculas afeta a estética do fórum e alguns membros podem até ignorar o tópico. E mais: quando você escreve tudo em maiúsculo, subentende-se que você está “gritando”. Essa dica também vale para as respostas.

3) Faça bom uso da língua portuguesa.

Procure escrever formalmente, respeitando a ortografia e gramática sem fugir da coerência do assunto. Cometer erros na digitação das palavras, bem como não utilizar acentos, vírgulas ou parágrafos podem comprometer o seu profissionalismo diante dos outros membros.

4) Não utilize palavrões ou gírias informais.

Como disse no começo do artigo, você está lidando com outros profissionais, portanto, comporte-se como um. Atuar com formalistmo lhe ajudará a ser bem visto pelos outros membros, sem contar que é possível conseguir novas oportunidades e parcerias. Nada de palavrões, gírias, informalidade ou piadinhas sem sentido, ok?

5) Vá direto ao ponto.

Seja objetivo e evite escrever textos longos ou detalhes que não são relevantes sobre o tema. Alguns membros não tem tempo ou disponibilidade para ler, interpretar e responder tópicos com uma descrição muito extensa. Observe que há vários outros tópicos publicados no mesmo fórum, e cabe a você redigir o texto de uma forma que atraia o maior número de pessoas.

6) Utilize imagens para ilustrar melhor o problema.

Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Portanto, postar uma imagem ou printscreen do erro ou dúvida na descrição do tópico ajudará os membros a compreender melhor a sua necessidade. Muitas vezes, quando o usuário tenta detalhar demais o assunto, acaba por confundir a interpretação dos membros que lêem o tópico.

7) Não poste tópicos sobre o mesmo assunto várias vezes.

Ao invés de criar vários tópicos consecutivos para tentar atrair a atenção dos membros, procure utilizar apenas um tópico e postar quantas mensagens forem necessárias para alcançar uma solução. Assim você evita redundância de informações dentro do fórum, ou seja, vários tópicos tratando do mesmo assunto.

8) Publique o tópico no local correto.

Não faz sentido guardar o sorvete dentro do fogão, não é? Da mesma forma, criar um tópico sobre questões financeiras na seção sobre produção também é incorreto. Antes de criar um tópico, entre na seção correspondente para evitar esse tipo de transtorno.

9) Pesquise dúvidas semelhantes para evitar tópicos duplicados.

Este é um dos erros mais frequentes nos fóruns. Muitos membros criam tópicos sem ao menos pesquisar se já houve uma dúvida semelhante. Se você pesquisar e encontrar um tópico que solucione o seu problema, você evita de criar mais um tópico e esperar que as pessoas respondam. E mais, normalmente os fóruns possuem um sistema robusto de pesquisa de mensagens, facilitando a busca do usuário.

10) Aprenda também a ajudar, e não somente ser ajudado.

Existe um certo grupo de usuários que costuma registrar-se no fórum, criar um tópico sobre uma dúvida e, quando este é resolvido, nunca mais volta. Lembre-se de que geralmente os membros de um fórum não são remunerados por responder os tópicos, apenas participam para ajudar a comunidade de usuários. Sendo assim, você também deve colaborar e ajudar outras pessoas com dúvidas. Essa é a ideia em manter o grupo de discussões ativo e sempre atualizado.

Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa lista. Fique tranquilo, não enviamos spam.